VÔLEI NO PARQUE RECREIO DA COLINA

 

Nos finais de semana as quadras abertas do Parque Recreio da Colina, no Barreiro, eram super disputadas para as peladas de vôlei. De um lado próximo à entrada do Clube se estabeleciam os jogadores de tinham pouca iniciação técnica, mas muita vontade e muita garra. Do outro lado, nas quadras próximas à escadaria se estabelecia o grupo onde se impunha vontade, garra e técnica para cada set disputado. Naquele tempo cada set terminava no décimo quinto ponto.

 

Aos grupos de jogadores de ambos os grupos se misturavam adultos, jovens e adolescentes de ambos os sexos todos animados e cheios de vontade para ocupar as quadras. O grupo de atletas estava sempre aumentando e independente do clima, sol, frio, chuva, as quadras estavam sempre ocupadas.

 Ao constatar este grande interesse pelo vôlei no Colina, Tadeu Costa e Carlos Rios – Carlão assíduos na quadra, após aprovação da Diretoria, viabilizaram o início de um trabalho educativo para os jovens e adolescentes sócios do Clube e, ao mesmo tempo, a formação de uma equipe de vôlei para representar o Colina nos campeonatos interclubes de Belo Horizonte.

Com o apoio da Diretoria do Clube representada pelos senhores Everaldo Silva, José Osório e Daniel Coleta de Freitas, em 1977 foi iniciado um trabalho de treinamento de equipes para a prática do vôlei, aos sábados e domingos.

 

Com a evolução do trabalho foi criado o “Torneio de Vôlei – Taça da Primavera” disputado durante os anos de 1979 até 1984, nos meses de Setembro, Outubro e Novembro, para as categorias masculino e feminino adulta e Aspirante masculino. Esta promoção teve grande repercussão em Belo Horizonte e nas cidades vizinhas tais como Vespasiano, Brumadinho, Contagem, Betim entre outras e o apoio da setor esportivo da mídia escrita tais como o Estado de Minas, Jornal de Minas, Diário de Minas, Diário da Tarde, Jornal da Cidade entre outros.

 

Foi criado também, em 1979, o “Torneio de Vôlei de Inverno do Colina” disputado nos meses de Maio, Junho e Julho que contemplava as categorias masculino e feminino adulto. A partir de 1980 este torneio promovido no primeiro semestre de cada ano teve o seu nome trocado para “Torneio de Vôlei de Inverno Professor Adolpho Guilherme” em homenagem Adolpho Guilherme, figura excepcional do Vôlei mineiro e brasileiro. Foi incluída também a categoria Aspirante masculino (hoje corresponde ao Sub19).

 

Personalidades do vôlei mineiro e nacional passaram pelas quadras do Colina dirigindo suas equipes e participando dos torneios realizados. Entre outras, Professor Adolpho Guilherme, Lincoln Ladeira Raso, Yang Van Soon e Wadson Lima do Minas TC, Antônio Marcos Lerbach, Dilermando Torres Filho e Paula de Paula do Olympico Club, Geraldo Corgozinho do Clube Atlético Mineiro, Milton Ribeiro do CSU Amazonas, José Carlos de Almeida – Evaldo do CSU Eldorado, Sr. Noé do Salgado Filho, Maria de Lourdes do Arco Iris, entre outros.

 

 O vôlei do Colina revelou entre outros os Jogadores João Carlos de Menezes Malheiros (Olympico, Sel. Brasileira), Sérgio Vera (Minas TC, Sel. Mineira), Hilton de Souza (Olympico). Propiciou também o início do treinamento de vários atletas que a partir de 1984 passaram a treinar no Clube dos Oficiais da PMMG e alavancaram uma carreira em Minas e no Brasil. Entre outros, Gilson Alves Bernardo (COPM-MG, Seleção Brasileira, Vôlei Japonês), Renato Humberto Dalessi (COPM-MG, Minas TC.).